Zoológico recebe filhotes de crocodilo ameaçados de extinção
Novos moradores despertam atenção para a fauna
Por Felipe Nunes | 14/07/2025 09:46 - Atualizada às 14/07/2025 09:51

Reprodução Instagram @eluniversalmx
Filhotes de crocodilo Gavial são recebidos no Zoológico de Fort Worth
O Zoológico de Fort Worth, situado no Texas, Estados Unidos, recebeu adições de peso: filhotes de crocodilo pertencentes a uma espécie que corre risco de ser extinta. Trata-se da Gavial, que se diferencia dos demais crocodilos pelo alongamento do focinho.
Essa chegada marca um momento importante tanto para o zoológico quanto para os esforços globais de conservação da fauna nativa, já que os novos répteis podem se reproduzir.
Isso garante colabora com a manutenção da espécie, que vem enfrentando declínio populacional em seu habitat natural por vários fatores distintos. A perda de território, a caça ilegal e as mudanças climáticas são alguns dos desafios enfrentados.
Acompanhamento
Dessa forma, no Zoológico de Fort Worth, os filhotes podem crescer em um ambiente controlado e com cuidados especializados, além de serem acompanhados por profissionais de ponta, como pesquisadores, biólogos e médicos veterinários.
Os pequenos répteis mostram como populações sustentáveis podem ser criadas em cativeiro. A longo prazo, caso consigam se reproduzir, é esperado que os novos espécimes sejam reintroduzidos em áreas protegidas em seus habitats de origem.
Isso porque, ainda que os obstáculos para a sobrevivência e manutenção da espécie sejam grandes, essa estratégia de repovoamento já vem sendo usada em outros santuários, zoológicos e projetos de conservação ao redor do mundo.